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segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Projeto Redação


Projeto REDAÇÃO 2018
                        A redação, considerada parte fundamental em avaliações e vestibulares, é estudada nos níveis fundamental e médio das escolas e institutos, visando o aprendizado da norma culta da língua portuguesa, por parte do aluno, e a preparação do estudante para as provas de ingresso para a Universidade.
É importante, no entanto, ressaltar a importância da produção de um bom texto não somente como fator classificatório em provas de avaliação, mas também para o desenvolvimento crítico do aluno, que passa a refletir sobre temas relevantes, começa a expor seus raciocínios de forma ordenada e começa a cogitar sobre soluções para os problemas levantados para a produção da redação.
 As redações podem ser produzidas de diferentes formas, desde textos dissertativos, argumentativos até opinativos. Os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destacam a importância da redação para ingresso em faculdades e universidades, pois é a partir dela que os avaliadores descobrem o nível de conhecimento do candidato, sua habilidade em desenvolver e explicitar suas ideias, e se ele consegue desenvolver um texto conforme as normas exigidas.
O tipo de redação mais exigido em provas como essas é o Dissertativo/Argumentativo, e sua estrutura divide-se em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Mesmo parecendo simples, muitos estudantes possuem grande dificuldade para estruturar corretamente o texto e, portanto, não conseguem desenvolvê-lo.
Como a redação é um dos principais itens avaliados em provas como o Enem e vestibulares, e se tornou imprescindível para o ingresso do aluno nas universidades, é necessário que o aluno seja estimulado, bem como procure aprender as técnicas corretas de produção da redação.
Operacionalidade:
Neste sentido será oferecido a alunos e não alunos utilizando o espaço da EE Roque Barbosa de Miranda 1hora aula todas as 5ª Feiras no segundo semestre letivo, respeitando feriados e outras atividades internas da U.E.
A turma de alunos será considerada mista, respeitando o interesse e a disponibilidade do mesmo, sendo até 10 (dez) aulas.
As aulas serão ministradas de forma voluntária fora do horário funcional do instrutor/instrutores
Cronograma:
10 encontros (aulas)
Quintas Feiras das 18h às 19h
Com início em 13 de Setembro e término previsto para 22 de Novembro de 2018
Recursos Materiais:
É de responsabilidade dos alunos a disponibilização dos materiais de uso próprio do curso

Certificação:
Será emitido certificado de participação aos alunos que concluírem o mesmo com aproveitamento mínimo de 75%. Considerando 10h de atividades.
Plano de Ação  - Grade Curricular:
Redação – Conceitos
Textos (semiótica)
Diferentes modos de leitura
Diferentes gêneros textuais
Redação Oficial
Narração
Língua Padrão
Informalidade e intertextualidade
Dissertação
Argumentação
Coesão e Coerência
Figuras de Linguagem
Tese e Antítese

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Star Wars, O despertar da Força Que A Força esteja com você...


Após tanto alarde, espera e toda uma campanha de holofotes hollywoodianos o tão esperado episódio VII da saga Star Wars chegou aos cinemas nesta quinta-feira (17). Vale lembrar que a trilogia original lançada de três em três anos começou em 1977 com Star Wars, O Império Contra-ataca (1980) e O retorno do Jedi de (1983), E muito muito tempo depois 1999 chegava aos cinemas A Ameaça Fantasma, seguido de Ataque dos Clones (2002) e a Vingança dos Sith (2005). 

Como todos já sabem a trilogia original foi remontada a partir do lançamento dos filmes em 2002, sendo assim a segunda trilogia é na verdade a primeira sequência de tudo. Mas vamos o megalomaníaco lançamento de 2015. 

O despertar da força começa apresentando seus novos personagens e contando um pouco de suas origens e ligações, O Fato é não tem vilão páreo para Darth Vader, o antagonista (leia-se anta mesmo) deixa muito a desejar e só nos presenteia com a morte de seu pai na história (presente não grato, é claro) já a jovem Jedi Rey (Daisy Ridley) e seus amigos do bem interpretados por John Boyega e Oscar Isaac, Fin e Poe, respectivamente salvam o roteiro dirigido por J.J. Abrans eterno diretor e criador de Lost.

Bom não sendo causador de Spoilers, o que realmente vale a pena é ver um cinema lotado na estreia com pais, avós e filhos juntos aplaudindo aparições emocionantes desde o logo da saga até os personagens queridos da série original e seus droids dignos de emoção e para demonstrar que o cinema e George Lucas conseguiu com sua saga “UNIR GERAÇÕES” aplausos (sic) ...



domingo, 25 de janeiro de 2015

Olá você !
Como primeiro trabalho desse espaço vou apresentar uma maneira bem fácil e eficaz para você apresentar seu currículo.

Começando pelo começo....

Origem da palavra
Currículo, no português, surge a partir da palavra curriculus, derivaçao de currere. Currere, por sua vez, significava em latim correr, cumprir um percurso. Currículo vitae já tem a seguinte ideia: o percurso da vida profissional (em concepção moderna) ou literalmente Currículo da Vida. Quando dizemos Currículo então estamos querendo dizer a respeito do percurso profissional atingido até o momento presente. Deixe para a entrevista algumas cartas na manga como por exemplo: “daqui a dois anos termino meu curso técnico”

Para ficar mais claro, vamos pensar a respeito do que a empresa precisa saber – e que deve estar necessariamente no Currículo Em resumo, a pessoa não vai ver apenas o seu currículo, vai ver o seu e mais centenas naquele mesmo dia.
Este é o primeiro ponto e talvez seja o principal para se levar em consideração ao escrever um currículo: você deve escrever não mais nem menos do que o necessário.

Se escrever um currículo de 5 folhas, não será lido nem 1 folha. Se escrever dois parágrafos, também não.
A pessoa que vai receber o seu currículo precisa saber da sua formação e das suas principais experiências para a vaga desejada.
Por exemplo, eu tenho experiência com Recursos Humanos, como disse, mas se seu quero e estou concorrendo para uma vaga de psicologia?
NUNCA:
Apresente números de documentos pessoais, no máximo informações com nome, data de nascimento, sobre se é habilitado a dirigir, em qual categoria, endereço completo (o CEP é importante para avaliar o custo e tempo de deslocamento) telefones atualizados e e-mail...
ah o e-mail....
Este sem dúvida é o principal motivo para tomar cuidado, crie uma conta somente para fins profissionais e seja sóbrio, nada de (gatinha_assanhada@b+-.**.com.br)
Além do motivo de chacota será pontual saber como você interage na rede social e virtual. Sim se seu e-mail for usado para facebook ou outra mídia social certamente alguém poderá ver o que você posta ou deixa de postar. Portanto CUIDADO.

FOCO:
Seu objetivo deve ser o mais claro possível, então foque em uma empresa que você saiba que precisa do seu conhecimento, investigue, use a internet, saiba quais os trabalhos desenvolvidos na empresa X, se sua experiência é como caixa de supermercado, procure saber qual supermercado pode aproveitar da sua experiência e conhecimento. Imagine o trabalho que vai dar treinar alguém do zero e ter você com a devida habilidade.
E ainda se você tiver várias qualificações ou diferentes experiências, para cada vaga, você pode utilizar o currículo adequado. Caso não seja possível (como cadastros online), foque no que você mais quer trabalhar e descreva estas experiências na frente, logo no começo do currículo.
Dica 1 – Fale apenas a verdade
Pode parecer bobagem dizer isto aqui, mas existem muitas pessoas que acreditam que podem dizer mentiras no currículo, aumentar a experiência, falar que trabalhou e não trabalhou, etc. Isto não é possível. Se você diz que trabalhou 3 anos e depois descobre-se que não é verdade, automaticamente você estará perdendo a vaga. Se você diz que tem um diploma que não tem, também a verdade será descoberta, mais cedo ou mais tarde.
Não vale a pena mentir, de forma alguma, no currículo. Será apenas perda de tempo para você e para a empresa. E, além disso, isto demonstra uma imensa falta de caráter. Se você não passa em uma vaga, poderia ser chamado para outra. Mas se você mente, simplesmente não será chamado nunca mais pela empresa ou agência de empregos.

Na agência que trabalhava, era muito comum fazermos a avaliação de uma pessoa para uma vaga. Por algum motivo, outra pessoa conseguia a vaga. Mas se na semana seguinte surgisse outra oportunidade, chamávamos de novo a pessoa que tinha sido avaliada de forma positiva. Então, a avaliação tem que ser positiva e se você mentir, será desqualificado para sempre.
Diga sempre a verdade, porém, saiba utilizar as informações verdadeiras. Você pode omitir uma experiência ou formação, isto não será problema. Mas acrescentar coisas que não são verdadeiras não terá sentido.
Dica 2 – Seja breve, porém completo
Isto quer dizer: fale tudo o que você precisa falar, tudo o que é necessário para a empresa saber, sem encher linguiça, como se diz. Fale o necessário, faça-o de forma completa, porém sem precisar escrever 3 páginas de currículo.
Como o currículo vai varia muito de pessoa para pessoa, é interessante pensarmos primeiro – olhando para nós mesmos. Pense: quais são as minhas qualificações? Que áreas eu gostaria de trabalhar? Quais são as experiências que eu já tenho na área ou que são parecidas?


Por exemplo, se você acabou de se formar e ainda não tem experiência, pode salientar atividades feitas na faculdade que tem relação com a área de atuação desejada.
Escreva o máximo possível destas experiências que podem te ajudar a conseguir uma entrevista, uma dinâmica ou a vaga. Outras atividades devem ser avaliadas para saber se tem ou não sentido.

Digamos que eu esteja buscando uma vaga para trabalhar como webdesigner. Que experiências eu tenho na área? Quais sites eu fiz? Que tipo de conhecimento eu tenho que ajuda no dia-a-dia do trabalho? Fiz algum trabalho voluntário, por exemplo, dar aulas de informática para pessoas de baixa renda?

Portanto, diga o máximo possível sem se alongar muito. 2 páginas de currículo é mais do que suficiente para falar todas as informações. Menos do que meia página é pouco. O ideal é entre 1 a 2 páginas de currículo.
Dica 3 – Valorize o que você tem de bom
Levando em consideração o seu objetivo profissional, lembre-se de tudo o que você já fez que tenha sentido o empregador saber para te contratar. O currículo normalmente será a primeira impressão que a empresa vai ter de você. Talvez seja a última e a única se você não escrever bem. Por isso, vá com calma e escreva o que você tem de melhor. Para tanto, veja algumas opções:

Organização por datas: organizar as experiências por datas quer dizer que você vai escolher escrever sobre as suas experiências de duas formas:

1) Por ordem cronológica – ou seja – você começa do começo da sua experiência, e, descendo a folha, o leitor poderá ver as experiências seguintes. Por exemplo:
2010 – estagiário
2011 – analista
2013 – analista junior
Desta forma, o currículo segue da data mais antiga até a data mais atual.

2) Por ordem cronológica inversa – é o contrário do de cima. A primeira experiência que aparece no currículo é a mais recente. As seguintes são a penúltima experiencia, a antepenúltima e assim por diante:
2013 – analista júnior
2011 – analista
2010 – estagiário
3) Organização por qualidades: é que você quer destacar qualidades de atividades realizadas, mas elas não necessariamente estão em ordem cronológica. Isto por vários motivos. Então ao invés de eu escrever na ordem cronológica, melhor é eu selecionar as experiências com vendas e colocar as outras experiências como – “Outras experiências”
Ficaria assim a sequência:
2011 a 2013 (atual) vendas
2006 a 2008 – vendas
Outras experiências
2010 – segurança
2009 – PM
Deste modo, só de bater os olhos o entrevistador da empresa ou agência verá que você tem 4 anos de experiência em vendas. Por motivos que serão explicitados na entrevista, você dirá porque mudou de área e porque voltou recentemente. O importante é que você está valorizando as atividades em vendas.
Portanto, avalie o que você tem de melhor, pense sobre a vaga e organize a ordem pelo que mais vai valorizar o seu currículo.
Conclusão
Atualmente, saber fazer um Currículo é importantíssimo para que você seja contratado. Se você não sabe escrever um Currículo bom ou se não sabe valorizar o que você tem de melhor, é importante que você aprenda.
Não atire para todos os lados, foque naquilo que você gosta ou sabe fazer de melhor, assim suas chances de conseguir e se dar bem no trabalho aumentam significativamente.
Ao invés de distribuir cópias do seu currículo em agencias etc. procure saber onde e quando abrirão vagas e assim selecione onde e qual currículo enviar.
Espero que tenhamos aprendido mais um pouco, duvidas ???
É  só mandar aqui !
Grande Abraço !

Professor Marcus Vinicius



sexta-feira, 1 de agosto de 2014



ATENÇÃO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
inscrições até 12 de Agosto - www.vence.sp.gov.br

Inscrições Vence 2014 – Jovens que a partir de 2014 irão iniciar o ensino médio em escolas públicas e desejam começar a se preparando para o mercado de trabalho, aqui vai uma boa notícia do governo por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através do programa Vence já está recebendo inscrição de alunos que desejam cursar o ensino médio junto com o curso técnico gratuito SP para 2014. Também para os alunos que estão cursando o ensino médio

Oportunidades são para estudantes do ensino médio da região; inscrições podem ser feitas até 12 de agosto
A Secretaria do Estado da Educação está com inscrições abertas em 60 diferentes cursos para mais uma etapa do Programa Vence, que oferece aos alunos do ensino médio 20 mil vagas para formação técnica. A pasta listou os dez cursos com mais vagas disponíveis. No total são 659 novas turmas e o cadastro pode ser feito até o dia 12 de agosto.

No Alto Tietê, são mil vagas para 14 diferentes cursos. As dez áreas mais populares oferecem aos estudantes da região 870 oportunidades. Destas, o que concentra mais vagas é o de enfermagem, com 270 delas.

No Vence, ao mesmo tempo em que frequenta o ensino médio nas unidades de ensino da rede, o participante faz - no horário oposto - o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições parceiras.

Em todo o Estado, os cursos serão sediados em 95 municípios. São 13 novas cidades-sede em relação à última edição. Alunos de todos os 645 municípios do Estado podem se inscrever.

Os alunos interessados na "formação dupla" podem se inscrever até 12 de agosto no portal da secretaria, que oferece um link para as inscrições. Podem participar jovens matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio regular. Quem estiver nos 1º, 2º ou 3º termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar para a formação dupla.
Após as inscrições, os alunos poderão se matricular no curso escolhido entre os dias 15 e 28 de agosto. O início das aulas está previsto para o dia 15 de setembro.

segunda-feira, 28 de julho de 2014


Guia de Shows e Eventos em Paranapiacaba SP

‘14º Festival de Inverno de Paranapiacaba’ começa no dia 19 de julho

Programação

19 de Julho (Sábado)

13h – Mercado – Rodrigo Del Arc
13h – Viradouro - a confirmar
14h – Rua Direita – Together Acoustic
14h30 – Clube União Lyra Serrano - Grupo Seresteiros
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência no local)

15h – Rua Fox – Leandro Street Blues & Thiago Aoki(atração itinerante)
16h – Praça do Mercado - Simoninha - Homenagem a Simonal
17h – Rua Direita – Os Robertos
18h – Viradouro - a confirmar
18 h - Rua Fox – Leandro Street Blues & Thiago Aoki (atração itinerante)
18h - Clube União Lyra Serrano - Mônica Salmaso e André Mehmari

20 de Julho (Domingo)

13h – Mercado – Izzy Gordon cantando Ben Jor
13h – Viradouro - a confirmar
14h – Rua Direita – Imoral
14h30 – Clube União Lyra Serrano - Orquestra Combo Brasileiro
15h – Rua Fox – Batuque Abayomi (atração itinerante)
16h – Praça do Mercado – Romero Lubambo Trio
17h – Rua Direita – Comitê do Soul
18h – Viradouro - a confirmar
18 h - Rua Fox – Cangarussu (atração itinerante)
18h - Clube União Lyra Serrano – Duofel – Pulsando MPB

26 de Julho (Sábado)

13h – Mercado – Quindim: Luisa Maita, Patrícia Talem e Carla Casarim
13h – Viradouro - a confirmar
14h – Rua Direita – Paulo Toth and The Lady's Blues Ban
14h30 – Clube União Lyra Serrano - Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano - Suíte Do Pescador
15h – Rua Fox – Groove na Chapa Brass Band (atração itinerante)
16h – Praça do Mercado – Clube do Balanço
17h – Rua Direita – Sir Rock
18h – Viradouro - a confirmar
18 h - Rua Fox – Groove na Chapa Brass Band (atração itinerante)
18h - Clube União Lyra Serrano -Aláfia

27 de Julho (Domingo)

13h – Mercado – Mariana Aydar
13h – Viradouro - a confirmar
14h – Rua Direita – Los Breacos
15h – Rua Fox – Duo Hobos (atração itinerante)
16h – Praça do Mercado – Nuno Mindelis
17h – Rua Direita – Locomo trio
18h – Viradouro - a confirmar
18 h - Rua Fox – Duo Hobos (atração itinerante)
18h - Clube União Lyra Serrano - Marina De La Riva Canta Dorival Caymmi
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência no local)

ESTRUTURA - Nos dias do festival, a Vila contará com uma estrutura especial para receber o público. Assim como na edição do ano passado, os organizadores pretendem privilegiar o patrimônio local. Para tanto, alguns dos serviços serão instalados nos imóveis. “A Vila de Paranapiacaba é um verdadeiro museu a céu aberto, por isso tiramos as barracas das ruas, para que o público possa caminhar tranquilamente e apreciar as construções e a paisagem local”, destaca o secretário de Paranapiacaba, Ricardo Di Giorgio. Ainda segundo Di Giorgio, além da sinalização do patrimônio já existente, neste ano, os imóveis contemplados com recursos para restauros do PAC Cidades Históricas também serão sinalizados.
Na hora de comer, além dos bares e restaurantes locais, será montada uma praça de alimentação com 20 barracas no espaço do Viradouro. O Antigo Mercado abrigará a feira de produtos de Cambuci produzidos pelos moradores da Vila. Além do mercado e do Clube ULS, haverá outro palco na Rua Direita. A estrutura contará ainda com geradores de energia, sistema de som, iluminação, sanitários químicos, segurança e saúde.
O acesso à Vila nos dias do festival é restrito. Moradores, hóspedes e pessoal que trabalha no evento têm acesso pela estrada da Parte Baixa. O estacionamento funcionará na Estrada SP-122, de onde partem ônibus que levarão o público até a Parte Alta da Vila e o retorno ao estacionamento.
O 14º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc e a Indústria Solvay, com promoção da rádio Eldorado FM. Mais informações estarão disponíveis em breve no site: www.santoandre.sp.gov.br

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROGRAMAÇÂO COMPLETA

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa no dia 27 de junho

Evento vai reunir música, teatro, dança e cinema.
Atrações vão a todas as regiões da cidade até 27 de julho.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Teatro Vasques em Mogi das Cruzes (Foto: Ney Sarmento/PMMC)Theatro Vasques vai receber algumas das atrações
(Foto: Ney Sarmento/PMMC)
A partir de 27 de junho Mogi das Cruzes vai receber o Festival de Inverno Serra do Itapety 2014. Organizado pela Prefeitura, o evento terá um mês de duração e vai até 27 de julho. Serão realizadas 80 apresentações culturais em 18 palcos da área central, além de bairros e distritos.
As atrasões musicais contam com vários ritmos, como reggae, chorinho, serestas, coral, rock, hip hop, música instrumental e música raiz. Haverá também teatro infantil e adulto, literatura, cinema, dança, stand up, cultura popular, sarau e exposição.
Além de palcos da região central da como Theatro Vasques, Praça Oswaldo Cruz, Terminal Central, Cemforpe, Casarão do Carmo, Praça Coronel Almeida (Praça da Matriz), Largo do Socorro e Parque Centenário, o público também poderá conferir as atrações do festival em Taiaçupeba, Biritiba Ussú, César de Sousa, Sabaúna, Mogi Moderno, Jardim Rodeio, Jardim Layr, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Conjunto Jefferson da Silva e Jundiapeba.
Atrações
O Festival será aberto na sexta-feira (27) com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, no Theatro Vasques, às 20 horas. Já no sábado (28) os mogianos poderão conferir atrações de reggae na Praça Oswaldo Cruz e um show musical com Theo Werneck à noite, no Theatro Vasques. O domingo (29) terá dança no Theatro Vasques, a partir das 19h.
Outras atrações confirmadas são o stand up Humor de 4, a Ópera Madame Butterfly, o coral Musicativa, o Trio Quindim, Jabuticaqui, show com Zé Modesto e Mariangela Zan, entre outros.
Uma parceria com o Museu da Imagem e do Som vai proporcionais sessões de filmes no Casarão do Carmo. Já a Fundação CSN, com o projeto Circula Brasil, trará à cidade apresentações como Mímimo, Mágico e Palhaços, o pré-lançamento do CD Silencia, de
Ceumar, o teatro A quase morte do Zé Malandro e a dança 3 Tempos, além de outras atrações.


quarta-feira, 18 de junho de 2014

A riqueza cultural da civilização maia chega pela primeira vez ao Brasil na exposição "Mayas: revelação de um tempo sem fim", com mais de 380 objetos que revelam aspectos da arte, arquitetura e estudos astronômicos e matemáticos. O público poderá conferir a mostra a partir do dia 10 de junho, no Museu da Cidade - Oca, no Parque Ibirapuera, com entrada gratuita.
Por meio dos objetos e utensílios, a exposição será organizada por temas, apresentando o estilo de vida, a organização sociopolítica, a religiosidade e valores de vida da civilização.
Após uma seção introdutória – que irá situar o visitante em uma linha do tempo e na área geográfica –, haverá oito seções temáticas: O homem frente à natureza; Comunidade e vida cotidiana; O coração das cidades; O homem diante do tempo e dos astros; As elites governantes e sua historiografia; As forças sagradas; O homem e os deuses: os rituais; e Entrar no caminho: ritos funerários.
Feita em parceria com o México, a mostra tem curadoria de Mercedes de la Garza, professora emérita da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e sua equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA).
"Essa é a mais grandiosa e ambiciosa exposição de arte e arqueologia já realizada para uma civilização latino-americana. Ela reúne elementos que comprovam toda a complexidade dessa sociedade e seu desenvolvimento em importantes áreas do saber como, por exemplo, a habilidade que tiveram para entender os conceitos de tempo e espaço"explica José Enrique Ortiz Lanz, coordenador do INAH.
A mostra, que esteve na cidade do México até abril deste ano, seguirá, depois do Brasil, para o Museu Quai Branly, em Paris, na França.
Serviço
"Mayas: revelação de um tempo sem fim"
Quando: De 10 de junho e 24 de agosto. De terça a domingo, das 9h às 17h
Onde: Museu da Cidade – OCA - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3, Parque Ibirapuera / São Paulo – SP
Quanto: Entrada Franca
Mais informações: (11) 3241 1081


Prefeitura de SP seleciona 150 agentes de cultura





INSCRIÇÕES PARA AGENTE DE CULTURA ATE 25/06
PREFEITURA DE SÃO PAULO
INSCRIÇÕES AQUI >>> http://zip.net/bfnKKj 

Prefeitura de São Paulo seleciona 150 bolsistas agentes de cultura
Prefeitura de São Paulo abriu inscrições para o Programa Agente Comunitário de Cultura (Bolsa-Cultura). Serão selecionados 150 bolsistas que receberão um valor mensal de R$ 1.000,00 por um ano para o desenvolvimento de atividades culturais em entidades. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho.

EDITAIL
1. DO OBJETO

1.1. O objetivo deste edital é apoiar financeiramente, por meio de bolsas, indivíduos envolvidos na produção e na promoção do acesso à cultura, priorizando aqueles com menores condições socioeconômicas e residentes em áreas com menor oferta de serviços e equipamentos culturais.

1.2. Tais indivíduos, denominados Agentes Comunitários de Cultura, são reconhecidos por sua atuação cultural, seja em um território, uma determinada linguagem artística ou, ainda, em assuntos relevantes para a promoção da cidadania cultural, constituindo-se como uma referência na democratização das formas de produção, circulação e fruição de bens culturais.

1.3. O Agente Comunitário de Cultura é aquele que de forma individual ou vinculado a um grupo/coletivo/rede, desenvolve alguma das ações descritas abaixo: a) Realiza processos de criação e produção culturais nas diversas linguagens artísticas e formas de expressão cultural; b) Atua na aproximação da população com os espaços públicos e/ou comunitários de cultura; c) Promove práticas culturais relacionadas ao pensamento, formação, qualificação, criação, circulação, entre outras; d) Articula e promove processos, eventos, manifestações populares, grupos ou redes culturais; e) Fortalece ações e produções culturais comprometidas com o acesso de pessoas menos favorecidas economicamente.

1.4. O valor mensal da bolsa concedida será de R$ 1.000,00 (mil reais), pelo período de 12 (doze) meses contados a partir da assinatura do ajuste.

1.5. A concessão da bolsa não gera qualquer tipo de vínculo empregatício com a municipalidade.

2. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar candidatos: a) maiores de 16 (dezesseis) anos, sem restrição máxima de idade; b) que comprovem domicílio no município de São Paulo há, no mínimo, 2 (dois) anos; c) com comprovada atuação cultural há, no mínimo, 2 (dois) anos;

2.1.1. Não há exigência mínima de escolaridade. Para os escolarizados, os 3 (três) últimos anos do ensino básico devem ter sido cursados na rede pública (instituições mantidas pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal). Compreende-se como ensino básico os ensinos infantil, fundamental e médio.

2.2. Não poderão concorrer: a) candidatos que não cumprirem todas as exigências do subitem 2.1 deste edital (“Regras de participação”); b) funcionários públicos do município de São Paulo; c) membros da Comissão de Habilitação, seus parentes de até segundo grau, seus cônjuges ou companheiros; d) parentes de até segundo grau, cônjuges ou companheiros de funcionários públicos municipais lotados na Secretaria Municipal de Cultura; d) prestadores de serviços continuados contratados por meio de pessoas físicas pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

2.3. É imprescindível que o candidato esteja em condições de abrir conta corrente no Banco do Brasil ou já a tenha para recebimento da bolsa.

2.4. Os Agentes Comunitários de Cultura selecionados poderão participar de outros projetos financiados pela Secretaria Municipal de Cultura, porém não poderão receber nenhum tipo de remuneração por meio destes, sendo a sua participação permitida apenas a título de colaboração.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os interessados deverão inscrever-se na SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, sita à Avenida São João, 473, 9º andar, Centro, São Paulo/SP, de 2ª a 6ª feira, das 14:00 às 18:00 horas. Excepcionalmente nos dias 24 e 25 de junho o horário de atendimento será das 10h às 18h.

3.2 Os candidatos deverão apresentar a documentação solicitada abaixo dentro de um único envelope:

a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida (Anexo I).

b) Proposta de atuação, incluindo: objetivo (o que pretende atingir), justificativa (por que deseja realizar a ação), área de atuação (território, região e/ou linguagem artística, quando for o caso) e plano de trabalho (como serão organizadas as ações propostas no período de 12 doze meses, período de recebimento da bolsa). O documento deve ter, no máximo, 4 (quatro) páginas.

c) Currículo completo, incluindo informações sobre escolarização (curso, ano de início e conclusão, nome da unidade educacional), histórico profissional, local de residência (endereço completo com subprefeitura). O currículo deve conter também informações sobre a atuação cultural do candidato, tais como formação, participação em grupos, coletivos, redes ou em outros projetos.

d) Portfólio que comprove a atuação na área cultural indicada no currículo. Esse portfólio poderá ser composto por referências ao trabalho em sites, blogs, páginas em redes sociais, matérias de imprensa, fotos, cartazes, folderes, vídeos, CDs, certificados, entre outros materiais de divulgação, além de quaisquer outras informações complementares que o candidato julgar necessárias para a avaliação da proposta.

e) Até 3 (três) declarações escritas sobre a atuação cultural do candidato, podendo ser de instituições públicas ou organizações sem fins lucrativos, ligadas à cultura, educação, meio ambiente, entre outros, que tenham relação com o território, linguagem artística ou com a temática indicada na proposta de atuação apresentada, de acordo com o subitem

3.2-b. No caso de declarações emitidas por grupos culturais sem personalidade jurídica, tais como redes ou fóruns de cultura, deverão ser assinadas por, pelo menos, 3 (três) de seus integrantes. As declarações deverão conter referências dos representantes que a assinarem (nome, RG, e-mail e telefone).

f) Declaração do candidato afirmando que reside na cidade de São Paulo há, no mínimo, 2 (dois) anos, de que não é funcionário público do município de São Paulo, de que não éparente até o 2º grau, cônjuge ou companheiro de membro da Comissão de Habilitação ou de servidor vinculado ou lotado na Secretaria Municipal de Cultura, de que não presta serviços continuados contratados por meio de pessoas físicas pela Prefeitura Municipal de São Paulo (Anexo II).

g) Documento (histórico escolar ou declaração) emitido pela instituição de ensino comprovando que o candidato cursou os 3 (três) últimos anos de sua trajetória escolar na rede pública (instituições mantidas pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal), em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável. Na impossibilidade de apresentação do documento oficial da instituição de ensino no ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá apresentar declaração de escolaridade (Anexo III), porém, para fins de contratação, deverá ser entregue o documento emitido pela instituição de ensino, em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável.

i) A mesma declaração de escolaridade (Anexo III) deverá ser preenchida pelos(as) candidatos(as) não escolarizados. Na impossibilidade de preenchimento o(a) candidato(a) deverá informar tal condição no ato da inscrição ao funcionário(a) do Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura responsável pela sua inscrição, que fará a indicação na declaração.

3.2.1. Não há impedimentos aos candidatos que cursam ou cursaram o ensino superior em instituições privadas. Para finalidade de contratação deverão, contudo, comprovar o vínculo com a escola pública no ensino médio conforme subitem 3.2.g. 3.3. Serão desclassificados os candidatos que não apresentarem todos os documentos solicitados no subitem 3.1 deste edital ou que não se enquadrarem nas características descritas no item 2 (Regras de Participação). 3.4. Cada Agente Cultural poderá realizar somente uma inscrição. Desrespeitada a regra, o candidato será desclassificado, tendo sua inscrição indeferida.

4. DO NÚMERO DE BOLSAS

4.1. A 1ª edição do Programa, a ser realizada em 2014, contará com 150 (cento e cinquenta) vagas para Agentes Comunitários de Cultura.

5. DA DISTRIBUIÇÃO

5.1. Para fins de distribuição das vagas disponíveis, serão consideradas 3 (três) áreas geográficas compostas por distritos, denominadas “ÁREA 01”, “ÁREA 02” E “ÁREA 03”, conforme descrito abaixo.

5.1.1. Para a distribuição das bolsas foi utilizado como critério a “Proporcionalidade de domicílios particulares (permanentes ou improvisados) com renda per capita de até meio salário mínimo” (IBGE-2010), expressos na definição das áreas e no número de vagas disponíveis para as mesmas. ÁREA 01 – Alto de Pinheiros, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Butantã, Cambuci, Campo Grande, Consolação, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Lapa, Liberdade, Moema, Mooca, Perdizes, Pinheiros, República, Santa Cecília, Santana, Santo Amaro, Saúde, Tatuapé, Tucuruvi, Vila Leopoldina, Vila Mariana,. (10 VAGAS) ÁREA 02 – Água Rasa, Aricanduva, Artur Alvim, Brás, Campo Belo, Carrão, Casa Verde, Cidade Líder, Cursino, Freguesia do Ó, Ipiranga, Jabaquara, Jaguara, Jaguaré, Limão, Mandaqui, Morumbi, Pari, Penha, Pirituba, Ponte Rasa, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Sacomã, São Domingos, São Lucas, Sé, Socorro, Vila Andrade, Vila Formosa, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Matilde, Vila Medeiros, Vila Prudente, Vila Sônia. (35 VAGAS) ÁREA 03 – Anhanguera, Brasilândia, Bom Retiro, Cachoeirinha, Campo Limpo, Cangaíba, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Grajaú, Guaianases, Iguatemi, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã, Jaraguá, Jardim Ângela, Jardim Helena, Jardim São Luís, José Bonifácio, Lajeado, Marsilac, Parelheiros, Parque do Carmo, Pedreira, Perus, São Mateus, São Miguel, São Rafael, Sapopemba, Tremembé, Vila Curuçá, Vila Jacuí. (105 VAGAS) 5.2. Em caso de não haver habilitados em número suficiente de acordo com o determinado no item 5.1, a Comissão de Habilitação poderá realocar as vagas considerando a seguinte ordem de prioridade: “ÁREA 03, “ÁREA 02” E “ÁREA 01”.

6. DA COMISSÃO DE HABILITAÇÃO DE CANDIDATOS

6.1. A habilitação de candidatos será realizada por uma Comissão nomeada pelo Secretário Municipal de Cultura e composta por, no mínimo, 8 (oito) integrantes. Do total de membros, 50% (cinquenta por cento) será composta por representantes do Executivo Municipal e 50% (cinquenta por cento) por membros da sociedade civil com atuação cultural reconhecida. 6.2. O limite máximo de propostas a serem avaliadas por cada membro da Comissão é de 150 (cento e cinqüenta), não podendo ultrapassar esse número. 6.3. Os membros da Comissão de Habilitação representantes da Sociedade Civil serão remunerados pelas atividades desenvolvidas, conforme preços praticados por esta função em outros editais dos Núcleos de Fomentos Culturais e da Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. 6.4. A Comissão de Habilitação é soberana e decidirá, no âmbito de sua competência, sobre casos não previstos neste edital, não cabendo recurso quanto ao mérito de suas decisões.

7. DA SELEÇÃO

7.1. A seleção das propostas será realizada em 2 (duas) fases distintas, sendo:

7.2. Primeira fase: habilitação. Consiste na análise do material apresentado no ato da inscrição, considerando os critérios abaixo descritos.

a) Proposta: coerência entre objetivos e ações planejadas; capacidade de realizar ação no cronograma previsto; interesse público; relevância e impacto na comunidade – máximo de 35 (trinta e cinco) pontos.

b) Experiência: Currículo e Portfólio que comprovem atuação mínima de 2 (dois) anos na área cultural; capacidade do candidato em realizar o proposto com base nesta experiência anterior – máximo de 35 (trinta e cinco) pontos.

c) Reconhecimento Público: Apresentação de até 3 (três) declarações escritas por terceiros sobre a atuação cultural do candidato – máximo de 30 (trinta) pontos.

7.2.1. Esta fase tem caráter eliminatório e serão credenciados para a segunda fase apenas os candidatos que obtiverem no mínimo 70 (setenta) pontos.

7.2.2. O chamamento para a segunda fase do processo seletivo se dará por convocação no Diário Oficial da Cidade, em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos contados do término das inscrições.

7.3. Segunda fase: sorteio público. Os candidatos habilitados na primeira fase participarão de sorteios públicos para o recebimento das bolsas.

7.3.1. A lista com os habilitados na primeira fase será divulgada por ordem alfabética para cada área geográfica definida no item 5.1 (“Área 01”, “Área 02” e “Área 03”). Serão compostas listas de sorteios independentes para cada área geográfica e a cada candidato habilitado na primeira fase será atribuído um número para a realização do sorteio.

7.3.2. O local e data dos sorteios púbicos serão definidos pela Secretaria Municipal de Cultura e divulgados com o resultado da primeira fase. Para o acompanhamento dos interessados, a data dos sorteios deverá ser divulgada com antecedência mínima de 10 (dez) dias corridos.

7.3.3. Os candidatos serão contemplados por ordem de sorteio até o número máximo de bolsas disponíveis para cada área geográfica, conforme definido no item 5.1.

7.3.4. Serão também definidos suplentes por ordem de sorteio e em número proporcional a 20% (vinte por cento) do número de bolsas concedidos para cada área geográfica.

7.4. Os contemplados terão o prazo de 10 (dez) dias corridos, contados da publicação do resultado no Diário Oficial da Cidade, para se manifestarem através de declaração fornecida pela Secretaria Municipal de Cultura sobre conhecimento e aceite das regras de participação no Programa, responsabilidade por todas as informações contidas na documentação apresentada e pelo cumprimento da respectiva proposta de atuação. Na mesma oportunidade deverão entregar a documentação mencionada no item 8 deste edital (Da Contratação).

7.5. A falta de manifestação por parte do interessado será considerada como desistência do Programa e do recebimento da bolsa.

7.6. Em caso de desistência, ausência de entrega da documentação ou não cumprimento dos prazos estabelecidos no subitem 7.4, serão convocados os contemplados suplentes, de acordo com a ordem do sorteio realizado, respeitando-se as listas de cada uma das áreas geográficas.

7.7. A Secretaria Municipal de cultura poderá deixar de utilizar a totalidade dos recursos previstos para o Programa se o número de habilitados pela Comissão não corresponder ao número de vagas ofertadas.

8. DA CONTRATAÇÃO

8.1. Após a publicação do resultado da segunda fase de seleção (sorteio público) no Diário Oficial da Cidade, os contemplados deverão comparecer ao Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, sito à Avenida São João, 473, 9º andar, Centro, São Paulo/SP, no prazo de até 10 (dez) dias corridos a contar da publicação, munidos de 02 (duas) vias da documentação descrita abaixo.

a) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Documento de Identificação (RG) ou cópia da carteira de habilitação;

b) Comprovante de domicílio na cidade de São Paulo, emitido entre os meses de janeiro e julho de 2012;

c) Comprovante atual de domicílio na cidade de São Paulo;

d) Declaração de que não possui débitos com a Prefeitura do Município de São Paulo e não incorre em nenhuma das hipóteses de inexigibilidade, conforme artigo 1º do Decreto nº 53.177, de 04 de junho de 2012 artigo e artigo 3º do Decreto Municipal nº 53177/2012 (modelo fornecido pela SMC);

e) Comprovação de que não possui débitos inscritos no CADIN municipal (http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadin/Pesq_Deb.aspx);

f) Autorização para crédito em conta corrente no Banco do Brasil, em nome do proponente (modelo fornecido pela SMC);

g) Comprovante de conta corrente no Banco do Brasil, em nome do proponente.

h) Documento (histórico escolar ou declaração) emitido pela instituição de ensino comprovando que o candidato cursou os 3 (três) últimos anos de sua trajetória escolar na rede pública (instituições mantidas pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal), em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável, para os casos em que não tenha sido apresentado no ato da inscrição.

8.2. Os menores de 18 (dezoito) anos completados na data da contratação deverão apresentar, além da documentação descrita no item 8.1 acima, declaração assinada pelo (a) responsável legal no sentido de que está ciente e concorda com a participação do menor no Programa, bem como documento de identidade do(a) mesmo(a).

8.3. Na mesma oportunidade, se a documentação estiver em ordem, será firmado o ajuste entre o Agente Comunitário de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura.

9. DO ACOMPANHAMENTO

9.1. Os Agentes Comunitários de Cultura selecionados deverão comparecer aos encontros mensais de formação e acompanhamento a serem agendados pelo Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.

9.2. Decorridos 6 (seis) meses do recebimento da primeira parcela da bolsa, todos os Agentes Comunitários de Cultura selecionados deverão entregar à Secretaria Municipal de Cultura relatórios de desenvolvimento das ações realizadas. Novos relatórios deverão ser entregues após 12 (doze) meses do primeiro recebimento.

9.3. O Agente Comunitário de Cultura compromete-se a utilizar a plataforma digital gerida pela Secretaria Municipal de Cultura, cadastrando-se como Agente Cultural e inserindo informações referentes às ações desenvolvidas no decorrer do período de recebimento da bolsa.

9.4. A ausência dos relatórios semestrais de desenvolvimento de ações caracterizará a inadimplência do proponente, que terá a bolsa suspensa, podendo ser intimado a proceder ao recolhimento de valores já recebidos e ficará impedido de encaminhar novos projetos ao programa, de firmar contratos com a Municipalidade ou receber qualquer apoio dos órgãos municipais, até a quitação total do débito, tendo seu nome incluído no CADIN (Cadastro Informativo Municipal).

9.5. A ausência em 3 (três) encontros de formação poderá resultar na interrupção do pagamento da bolsa. Os casos em questão deverão ser analisados pelo Núcleo de Cidadania Cultural, que poderá restabelecer o pagamento quando avaliar devidamente justificadas as ausências.

9.6. A Secretaria Municipal de Cultura poderá interromper o pagamento da bolsa quando o plano de trabalho não estiver sendo executado conforme proposto, após avaliação da equipe do Núcleo de Cidadania Cultural e esgotadas as possibilidade de acordo com o Agente Comunitário de Cultura.

9.7. O Agente Comunitário de Cultura deverá fazer constar as logomarcas da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa em quaisquer produtos ou materiais de divulgação resultante da ação subsidiada, de acordo com as orientações do Núcleo de Cidadania Cultural.

10. DA RESCISÃO DO AJUSTE

10.1. O Agente Comunitário de Cultura poderá solicitar seu desligamento do Programa caso fique impedido de continuar sua atuação por motivo devidamente justificado, por meio de declaração escrita e assinada, justificando seu pedido de encerramento da bolsa que será analisada pelo Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.

10.2. O ajuste poderá ser rescindido pela Secretaria Municipal de Cultura a qualquer tempo. 10.2.1. A continuidade de concessão da bolsa para o exercício seguinte fica condicionada à aprovação do respectivo orçamento, sem o qual o ajuste poderá ser rescindido.

10.3. A inexecução total ou parcial do ajuste, inclusive o não atendimento das condições de habilitação durante todo o período de recebimento da bolsa, poderá ensejar a sua rescisão, com as conseqüências contratuais cabíveis, sem prejuízo dos demais consectários legais aplicáveis.

10.4. A rescisão do ajuste sem motivo pelo Agente Comunitário de Cultura ou por conta da aplicação de penalidades poderá ensejar a devolução total ou parcial dos valores já recebidos, levando-se em consideração as ações já realizadas por ocasião da rescisão.

11. DAS PENALIDADES

11.1. Ao Agente Comunitário de Cultura poderão ser aplicadas as penalidades previstas na Lei Federal nº 8666/1996, na seguinte conformidade:

a) Advertência, limitada a 3 (três).

b) Multa de até 10% (dez) por cento o valor mensal da bolsa, de acordo com a gravidade da falta.

c) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a Prefeitura Municipal de São Paulo, que só será concedida se o Agente Comunitário de Cultura ressarcir a Administração pelos prejuízos causados.

11.2. A responsabilidade administrativa é independente da civil e da penal, de modo que, quando houver indício de ilícito, as instâncias e órgãos competentes serão comunicados.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Após o sorteio público, a Secretaria Municipal de Cultura divulgará em seu site e no Diário Oficial da Cidade o prazo para retirada da documentação de candidatos não habilitados ou não contemplados pelo sorteio, entregue no ato de inscrição. Findo este prazo poderá ser encaminhada para reciclagem, a critério da Secretaria Municipal de Cultura. 12.2. Informações quanto a este edital poderão ser obtidas pelos interessados junto à equipe do Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, através dos telefones fone 3397-0155/0156/0127. 12.3. Aplica-se ao presente, no que couber, as disposições da Lei Federal nº 8666/1996, da Lei Municipal nº 13278/2002 e do Decreto Municipal nº 44279/2003.



 
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