Olá você !
Como primeiro trabalho
desse espaço vou apresentar uma maneira bem fácil e eficaz para você apresentar
seu currículo.
Começando pelo começo....
Origem da palavra
Currículo, no português, surge a partir da palavra curriculus, derivaçao de currere. Currere, por sua vez, significava em
latim correr, cumprir um percurso. Currículo vitae já tem a seguinte ideia: o
percurso da vida profissional (em concepção moderna) ou literalmente Currículo
da Vida. Quando dizemos Currículo então estamos querendo dizer a respeito do
percurso profissional atingido até o momento presente. Deixe para a entrevista
algumas cartas na manga como por exemplo: “daqui a dois anos termino meu curso
técnico”
Para ficar mais claro, vamos pensar a respeito do que a empresa precisa saber –
e que deve estar necessariamente no Currículo Em resumo, a pessoa não vai ver
apenas o seu currículo, vai ver o seu e mais centenas naquele mesmo dia.
Este é o primeiro ponto e talvez seja o principal para se levar em
consideração ao escrever um currículo: você deve escrever não mais nem menos do
que o necessário.
Se escrever um currículo de 5 folhas, não será lido nem 1 folha. Se
escrever dois parágrafos, também não.
A pessoa que vai receber o seu currículo precisa saber da sua formação e
das suas principais experiências para a vaga desejada.
Por exemplo, eu tenho experiência com Recursos Humanos, como disse, mas
se seu quero e estou concorrendo para uma vaga de psicologia?
NUNCA:
Apresente números de documentos pessoais, no máximo informações com
nome, data de nascimento, sobre se é habilitado a dirigir, em qual categoria,
endereço completo (o CEP é importante para avaliar o custo e tempo de
deslocamento) telefones atualizados e e-mail...
ah o e-mail....
Este sem dúvida é o principal motivo para tomar cuidado, crie uma conta
somente para fins profissionais e seja sóbrio, nada de (gatinha_assanhada@b+-.**.com.br)
Além do motivo de chacota será pontual saber como você interage na rede
social e virtual. Sim se seu e-mail for usado para facebook ou outra mídia social
certamente alguém poderá ver o que você posta ou deixa de postar. Portanto CUIDADO.
FOCO:
Seu objetivo deve ser o mais claro possível, então foque em uma empresa
que você saiba que precisa do seu conhecimento, investigue, use a internet,
saiba quais os trabalhos desenvolvidos na empresa X, se sua experiência é como
caixa de supermercado, procure saber qual supermercado pode aproveitar da sua experiência
e conhecimento. Imagine o trabalho que vai dar treinar alguém do zero e ter
você com a devida habilidade.
E ainda se você tiver várias qualificações ou diferentes experiências, para
cada vaga, você pode utilizar o currículo adequado. Caso não seja possível
(como cadastros online), foque no que você mais quer trabalhar e descreva estas
experiências na frente, logo no começo do currículo.
Dica 1 – Fale apenas a verdade
Pode parecer bobagem dizer isto aqui, mas existem muitas pessoas que
acreditam que podem dizer mentiras no currículo, aumentar a experiência, falar
que trabalhou e não trabalhou, etc. Isto não é possível. Se você diz que
trabalhou 3 anos e depois descobre-se que não é verdade, automaticamente você
estará perdendo a vaga. Se você diz que tem um diploma que não tem, também a
verdade será descoberta, mais cedo ou mais tarde.
Não vale a pena mentir, de forma alguma, no currículo. Será apenas perda
de tempo para você e para a empresa. E, além disso, isto demonstra uma imensa
falta de caráter. Se você não passa em uma vaga, poderia ser chamado para
outra. Mas se você mente, simplesmente não será chamado nunca mais pela empresa
ou agência de empregos.
Na agência que trabalhava, era muito comum fazermos a avaliação de uma
pessoa para uma vaga. Por algum motivo, outra pessoa conseguia a vaga. Mas se
na semana seguinte surgisse outra oportunidade, chamávamos de novo a pessoa que
tinha sido avaliada de forma positiva. Então, a avaliação tem que ser positiva
e se você mentir, será desqualificado para sempre.
Diga sempre a verdade, porém, saiba utilizar as informações verdadeiras.
Você pode omitir uma experiência ou formação, isto não será problema. Mas
acrescentar coisas que não são verdadeiras não terá sentido.
Dica 2 – Seja breve, porém completo
Isto quer dizer: fale tudo o que você precisa falar, tudo o que é
necessário para a empresa saber, sem encher linguiça, como se diz. Fale o
necessário, faça-o de forma completa, porém sem precisar escrever 3 páginas de
currículo.
Como o currículo vai varia muito de pessoa para pessoa, é interessante
pensarmos primeiro – olhando para nós mesmos. Pense: quais são as minhas
qualificações? Que áreas eu gostaria de trabalhar? Quais são as experiências
que eu já tenho na área ou que são parecidas?
Por exemplo, se você acabou de se formar e ainda não tem experiência,
pode salientar atividades feitas na faculdade que tem relação com a área de
atuação desejada.
Escreva o máximo possível destas experiências que podem te ajudar a
conseguir uma entrevista, uma dinâmica ou a vaga. Outras atividades devem ser
avaliadas para saber se tem ou não sentido.
Digamos que eu esteja buscando uma vaga para trabalhar como webdesigner.
Que experiências eu tenho na área? Quais sites eu fiz? Que tipo de conhecimento
eu tenho que ajuda no dia-a-dia do trabalho? Fiz algum trabalho voluntário, por
exemplo, dar aulas de informática para pessoas de baixa renda?
Portanto, diga o máximo possível sem se alongar muito. 2 páginas de
currículo é mais do que suficiente para falar todas as informações. Menos do
que meia página é pouco. O ideal é entre 1 a 2 páginas de currículo.
Dica 3 – Valorize o que você tem de bom
Levando em consideração o seu objetivo profissional, lembre-se de tudo o
que você já fez que tenha sentido o empregador saber para te contratar. O
currículo normalmente será a primeira impressão que a empresa vai ter de você.
Talvez seja a última e a única se você não escrever bem. Por isso, vá com calma
e escreva o que você tem de melhor. Para tanto, veja algumas opções:
Organização por datas: organizar as experiências por datas quer dizer
que você vai escolher escrever sobre as suas experiências de duas formas:
1) Por ordem cronológica – ou seja – você começa do começo da sua
experiência, e, descendo a folha, o leitor poderá ver as experiências
seguintes. Por exemplo:
2010 – estagiário
2011 – analista
2013 – analista junior
Desta forma, o currículo segue da data mais antiga até a data mais
atual.
2) Por ordem cronológica inversa – é o contrário do de cima. A primeira
experiência que aparece no currículo é a mais recente. As seguintes são a
penúltima experiencia, a antepenúltima e assim por diante:
2013 – analista júnior
2011 – analista
2010 – estagiário
3) Organização por qualidades: é que você quer destacar qualidades de
atividades realizadas, mas elas não necessariamente estão em ordem cronológica.
Isto por vários motivos. Então ao invés de eu escrever na ordem cronológica,
melhor é eu selecionar as experiências com vendas e colocar as outras experiências
como – “Outras experiências”
Ficaria assim a sequência:
2011 a 2013 (atual) vendas
2006 a 2008 – vendas
Outras experiências
2010 – segurança
2009 – PM
Deste modo, só de bater os olhos o entrevistador da empresa ou agência
verá que você tem 4 anos de experiência em vendas. Por motivos que serão
explicitados na entrevista, você dirá porque mudou de área e porque voltou
recentemente. O importante é que você está valorizando as atividades em vendas.
Portanto, avalie o que você tem de melhor, pense sobre a vaga e organize
a ordem pelo que mais vai valorizar o seu currículo.
Conclusão
Atualmente, saber fazer um Currículo é importantíssimo para que você
seja contratado. Se você não sabe escrever um Currículo bom ou se não sabe
valorizar o que você tem de melhor, é importante que você aprenda.
Não atire para todos os lados, foque naquilo que você gosta ou sabe
fazer de melhor, assim suas chances de conseguir e se dar bem no trabalho
aumentam significativamente.
Ao invés de distribuir cópias do seu currículo em agencias etc. procure
saber onde e quando abrirão vagas e assim selecione onde e qual currículo enviar.
Espero que tenhamos aprendido mais um pouco, duvidas ???
É só mandar aqui !
Grande Abraço !
Professor Marcus Vinicius